PowerMat – Carregamento de bateria por acoplamento indutivo sem fio

PowerMat – Carregamento de bateria por acoplamento indutivo sem o uso de fios.

PowerMat é uma tecnologia que a Duracell tem investido muito tempo e pesquisa e agora começa a se tornar comum em cafeterias, tais como Starbucks.
A ideia não é tão inovadora aquecimento transporte de energia por indução já existe a muito tempo, nos deparamos com um projeto de aquecimento indutivo em 1980 para um forno de fusão de ferro e aço.
A 4 anos participamos da concorrência de um produto na qual a especificação exigia que fosse totalmente selado, mas ao mesmo tempo deveria ser possível ler um tag de RF e carregar uma bateria, a solução que demos foi algo semelhante ao Powermat, na época nem sabíamos desse nome.

O Powermat tem dois componentes: uma base com uma bobina que oscila em baixa frequência e gera um campo eletromagnético e uma bobina captadora que fica na capa do celular por exemplo que transforma essa energia induzida em corrente e tensão adequadas para o carregamento da bateria. Devido a essa forma de transporte a eficiência se torna baixa. No começo essas capas de celulares eram horríveis, mas começaram a diminuir o tamanho e torna-se mais imperceptíveis, no futuro talvez possam ser incorporadas no próprio celular.

A ideia ao entrar em um local com as mesas e balção equipados com esse sistema Powermat é colocar o celular sobre eles e deixa-los carregando enquanto estiver no estabelecimento.

No Brasil desconheço algum estabelecimento que use essa tecnologia, talvez torne-se mais comum com o passar do tempo, pois existe a demanda para o serviço, por exemplo: no shopping Paulista em São Paulo existem lugares onde é possível deixar o celular carregando enquanto faz compras.

Deixe uma resposta