Rastreador para encomendas correio

Rastreador portatil Cell ID LBS

 

Projeto de Rastreador para encomendas correio.

Recebemos o pedido de um projeto de rastreador para ser usado em sistemas de correios cujas características eram a robustez, duração da bateria(maior que 20 dias) e localização em ambientes fechados.

Na primeira versão pensamos em um sistema usando modens GPRS da Telit e GPS  SIRF IV da Maestro com antena Sarantel que permitiria a recepção em qualquer posição da caixa.

 

Na foto abaixo podemos ver o protótipo que foi desenvolvido usando script Python, ou seja, sem processador de controle do rastreador, infelizmente essa solução mostrou-se ineficaz, pois mesmo com antena Sarantel a recepção ainda continuava prejudicada e a robustez frente não era adequada.

Rastreador Telit GPS SIrf IV Script PythomO conjunto ainda estava com dimensões inadequadas, seria necessário diminuir a bateria de 4000 mAh para 2000 mAh sem reduzir o tempo de duração.

A antena do GPRS é uma penta da Ethertronics com algo ganho em todas as frequências podendo sem usado para qualquer operadora e região.

 

 

Rastreador Ublox  com interface GPS e Modem GSM Nesta versão usamos modem e gps da Ublox  que tem um interface SPI de controle que permite atualizar as efemeris e o sistema GPRS auxilia o GPS na localização, em termos de localização em ambientes fechados foi uma solução com um desempenho excepcional, restava o problema da robustez e tamanho.

Na versão retiramos o GPS e as antena soldada optando por uma PIFA na própria placa de circuito impresso que deu maior robustez, mas apresenta um menor ganho, com algumas lições que aprendemos ao longo do projeto podemos aumentar a durabilidade da bateria e com isso diminuir para 2000 mAh sem sacrificar o tempo de duração.

A localização da versão final passou a ser somente por LBS (triangulação das antenas da rede GSM), dessa forma ficou menos precisa, mas atendeu a necessidade do cliente que era saber em qual posto de serviço do correio seu produto estava e quando tempo demorou para ser processado o envio.

Abaixo comparamos uma localização por GPS com uma localização por LBS:

Localização por LBS Cell IDLocalização por GPS

A imagem da esquerda é uma localização por LBS (Cell-ID) e da direita uma localização por GPS da mesma posição – sede a ECK, como podemos ver existe um erro de aproximadamente 700 metros que tende a aumentar conforme diminui a densidade de antenas GSM na área.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Projeto de Rastreador GPRS com localização por triangulação antenas rede GSM para encomendas correio
Author Rating
51star1star1star1star1star

Deixe uma resposta