Projeto trava de container eletronica rastreador GPRS.

Sistemas de controle logístico e proteção sempre irão ter uma alta demanda pois os custos associados são altos além das perdas indiretas por atrasos causados por roubos, custos de seguros, equipes de pronto atendimento e erros humanos.

Um sistema de trava de container associado com um sistema de localização pode reduzir muito essa demanda pois evita que a carga seja violada e permite a sua localização em tempo real.
A ECK foi contratada para desenvolver o hardware de um sistema de trava de container usando as mais novas tecnologias IOT.

Para isso usamos:

Radio Lora e LoraWAN
Localização por GNSS, GPS, AGPS, Triangulação de antenas da rede GSM e Captura de endereço MAC de dispositivos WIFI próximos
Rede GSM 2G
Bluetooth.

Toda essa tecnologia foi integrada em uma placa do tamanho de um cartão de crédito.
O sistema de antenas foi um dos pontos mais complexos pois um dos requisitos é a possibilidade de usar antena GPS externa ativa ou passiva, antena GSM interna ou externa e antena WIFI.

O cliente ainda solicitou que pudesse retirar a placa de botões e leds superior e pudesse usar a placa inferior como uma isca de carga, tornando dessa forma o projeto aplicável a ambas necessidades.

Os ajustes das antenas foi um desafio enorme devido a complexidade da placa. Conseguir fazer um receptor GNSS pegar posição dentro de um caminhão que é um ambiente metálico todo fechado e se deslocando não é nada simples.

 

A antena interna gsm usamos da Pro-Ant, já tínhamos usado anteriormente essa antena em um outro projeto( https://eck.eng.br/projeto-com-modem-sierra-gprs-e-gps-hl6528/ ) além de ter um desempenho excelente permite também a inserção de alguns componentes embaixo da antena.

Se quiser saber mais sobre essas antenas basta visitar o site do fabricante: ProAnt

Essas antenas são vendidas no Brasil pela Smartcore:  Loja SmarCore

Menu
Open chat