Desenvolvemos  projetos e prestamos consultoria na área de engenharia eletrônica.

Atuamos mais de 20 anos e temos diversos casos de sucesso.

Torne sua ideia em produto ou serviço com quem pode ajudá-lo a ter sucesso.

Protegendo sua ideia

ECK Projeto Ideia

Um passo importante antes de iniciar os contatos com qualquer empresa de desenvolvimento é saber se seu ideia necessita ser protegida, a grande maioria das vezes não é necessário, mas caso seja existem basicamente duas maneiras:

  1. Contrato NDA na qual a empresa fica impossibilitada de divulgar informações confidencias, mas tenha certeza de definir o que é confidencial e merece ser protegido, no caso de força de lei o NDA não tem valor e a empresa é obrigada e divulgar a informação.
  2. Patente, nesse caso é definir que tipo de patente sua ideia necessita, o problema é que esse é um processo lento e caro e deve ser feito com certo critério pois muitas patentes que vemos são feitas sem conhecimento técnico que a torna inviável.

Se precisar podemos ajuda-lo a definir seu produto para o pedido de patente.

Uma empresa de projetos precisa muitas vezes consultar fornecedores e engenheiro dos fabricantes dos componentes buscando melhores soluções para sua necessidade, para isso o NDA deve permitir essa consulta.

Modelo de Arcordo de Confidencialidade

Definindo sua necessidade

ECK Solicitar Projeto Consultoria

Definir uma ideia para que possa requisitar um projeto implica em ter uma visão clara, não somente da necessidade, mas também como serão efetuados seus testes, homologações, que normas são aplicadas e etc.

Podemos definir uma produto usando um dos meios abaixo:

  1. Usar o produto de um concorrente como modelo;
  2. Escrever o rascunho do manual do usuário;
  3. Definir lista das características de sue produto do ponto de vista de interface com outros sistemas, do usuário e etc.
  4. Solicitar ajuda a consultores como da ECK.

Uma ferramenta muito útil que ajuda a definir melhor o projeto são os gráficos de canvas, no site leanstack você pode criar uma conta gratuita e com usar essa ferramenta, note a ideia nunca é estática ela vai se moldando a necessidade dos clientes, tecnologia atual ,limites  e etc.

Canvas

Definindo do sucesso

Quem já leu o livro sobre o 7 Hábitos dos gerentes eficazes já conhece a frase comece pelo fim, uma coisa importante é ter claro de como serão os critérios de sucesso do seu projeto:

Definindo o sucesso da sua ideia;

  1. Testes de desempenho minimo;
  2. Homologações necessárias
  3. Custos do produto x quantidade a ser produzida;

Interessante como esse é um dos assuntos mais negligenciados no processo de tornar uma ideia em um produto e/ou serviço, embora a ideia sempre evolua quando entra em contato com o cliente  é necessário se ter  de como estabelecer critérios mínimos de sucesso.

Uma empresa de desenvolvimento eletrônico é uma parte desse processo e dever ter critérios que avaliem o seu sucesso de forma clara.

Todo produto evolui

ECK Ideia projeto evolução

A ideia que se torna produto evolui com o tempo, uma empresa de projeto  entrega baseado nos critérios que foram solicitados, mas ao final esse produto tem que evoluir para atender novas necessidades ou corrigir suposições falsas feitas por desconhecimento.

Geralmente de bons produtos nascem novas familias de produtos aprovietando a tecnologia aprendida (produção, fornecedores e etc).

Em muitos casos nos tornamos consultores de nossos clientes garantindo uma evolução constante do produto e a geração de novos produtos.

E quanto ao sigilo?

ECK Sigilo produto

Uma questão sempre complicada é o sigilo, como uma empresa de desenvolvimento trabalha com vários clientes ao mesmo tempo muitas vezes recebemos solicitação de projetos semelhantes.

Mantemos as informações que forem comercias e características técnicas de cada cliente em sigilo,

Quais documentos vou receber?

ECK Documentação do projeto

Quais documentos uma empresa de projetos deve entregar ao final de um desenvolvimento?

A resposta é simples, todos necessários para que o cliente possa produzir e evoluir o produto em outras empresas de desenvolvimento ou na sua equipe, isso envolve:

  1. Arquivo esquemático;
  2. Arquivo placa de circuito impresso;
  3. Arquivo do software;
  4. Lista de material.

Esse é o minimo que deve ser fornecido ao final de um projeto.