Sistema localização por GPS e potência de antenas Celulares.

Desenvolvemos rastreadores e iscas que usam sistemas localização GPS e por triangulação de antenas na rede GSM , localizando mesmo em lugares gps não funciona.

localização torre celular
Locaizacao CellID

A localização de rastreadores GPRS usando triangulação de antenas da rede GSM é um recurso extremamente útil nas situações de:

  1. Ajudar o GPS ter uma referência inicial de posição acelerando o processo de localização economizando bateria e facilitando o processo e aumentando a precisão.
  2. Rastreadores onde não é necessário precisão na localização;
  3. Locais onde o GPS não opera devido a falta de sinal ou problemas de atualização das efêmeras;
  4. Auxiliar no sistemas de GPS Assistido AGPS que necessitam de um referência de posição.

A maioria dos fabricantes de modens GPRS/2G/3G e 4G já fornecem soluções através de comandos “AT” que fazem a conversão da potência lida da células próximas em coordenadas de latitude e longitude.

No caso da Ublox o modem trabalha junto com o GPS de modo totalmente independente formando um sistema de localização extremamente preciso e rápido.

A Quectel também tem um sistema semelhante que permite usar o LBS para conseguir uma referência de posição.

Ao lado colocamos fotos de um sistema de localização por CellId e GPS, no caso do GPS a precisão é de 3 metros e do CellId de 500 metros.

O processo de localização por triangulação de células da rede gsm consiste de ler o código das erbs (antenas) da rede gsm e a potência recebida no modem gprs, fazer um pacote de dados geralmente em UDP e enviar para um site que tem as informações de latitude e longitude de cada ERB e transforma as informações de nível de potência recebia em coordenadas, no caso da Quectel e da Ublox a conversão dessa informação é feita pelos servidores da empresa.

Menu
Open chat