Desenvolvimento projeto eletrônico sistemas de pesagem – Balanças.

Nossa história…

AECK tem grande experiência em desenvolvimento projeto eletronico sistemas de pesagem, balanças pois já trabalhamos como consultores e desenvolvedores em diversos projetos.

O primeiro projeto da empresa foi um serviço para desenvolver uma balança de gancho com rádio RF e WIFI. Prestamos esta consultoria a um cliente em 1999, ou seja, se considerar o ano do serviço, o WIFI era algo avançado.

Este projeto, por ser o primeiro, teve uma dose extra de ansiedade e entusiasmo, mas no fim foi um sucesso. Com o sucesso do primeiro projeto, a ECK se especializou em projetos em diversas áreas, ou seja, não paramos por aí…

Em seguida, nossa equipe trabalhou em um módulo de pesagem para ser incorporada em células de cargas. Com a incorporação do módulo em células de cargas, nós a tornamos digital, um feito audacioso, mas compensador.

Posteriormente, prestamos consultoria no desenvolvimento da Pesonet para sistemas de pesagens. A Pesonet é uma rede de integração de vários dispositivos de pesagens e uma IHM com várias características à pesagem.

Outro desafio de nossa empresa foi no desenvolvimento de um sistema de pesagem portátil, o gado portátil.

O gado portátil é um sistema de pesagem que, no início, mantinha um log de mais 100.00 registros e integração com um sistema de leitura de tag. Mas como tudo evolui, o sistema teve um upgrade para uma plataforma Linux com capacidade de 1.000.000 de registros.

Criamos diversas balanças para área médica com interfaces WIFI, Buetoorh e BLE, com display de Leds e LCD.

Todos esses projetos obtiveram certificação INMETRO, tornando-se produtos comerciais de sucesso. 

Requisitos de projetos de balanças….
Balança gancho BGE WIFI
Balança gado contenção tronco
Balança gancho BGE WIFI

Como desenvolver uma balança que alie baixo custo, precisão, rapidez e imunidade a interferências?

Ou seja, não é uma tarefa fácil, e assim muitas empresas falham, gastando tempo e dinheiro. Algumas, não conseguem a certificação e abandonam o projeto e perdem muitas chances de negócios, por exemplo.

Para entender melhor tudo isso, vamos explicar em outras palavras… mais técnicas… 😉

O problema advém de ter um elemento de indicação de peso que traduza o peso em um sinal elétrico de apenas alguns microvolts. (célula de carga ou strain gauge). Além disso, em muitos casos, há a questão dos ambientes sujeitos a descargas elétricas e interferências.

Vamos listar os desafios…

Em primeiro lugar, o desafio é o de como proteger e filtrar essas interferências sem afetar o sinal medido? Isso porque em muitos casos queremos uma precisão de 10.000 divisões.

Segundo lugar, o outro desafio é de como conseguir repetibilidade do sinal medido? Em especial, para os casos das balanças de plataforma e em qualquer ponto que se aplique o peso?

Terceiro lugar,  como fazer tudo isso em alta velocidade? Ou seja, muitas vezes medimos algo em uma esteira que exige uma grande velocidade.

O quarto desafio, como lidar com as forças radiais? É bom falar sobre isso, pois a maioria das células de carga responde bem quando temos somente forças axiais.

Sistemas de pesagem o que devemos observar ao projetá-los?
sistema de pesagem montado em silo de armazenagem
sistema de pesagem montado em silo de armazenagem

Como visto até aqui, um sistema de pesagem exige, além de um bom projeto eletrônico, um bom sistema de aterramento. Em especial para casos de ambientes sujeitos a descarga elétrica. Além disso, é preciso ter um bom projeto mecânico, sobretudo em se tratando de balanças dinâmicas e de plataformas.

Mas para tudo dar certo, um projeto eletrônico de balança exige experiência sobre sistemas de controle de interferência eletromagnética. Ou seja, tanto conduzida como irradiada, aliada a sua aplicação e a escolha da célula de carga apropriada.

Há alguns anos, nos deparamos com um sistema de pesagem de silo, em uma armazenagem no Paraná. O sistema contava com 4 células de carga, do tipo Beam, 1 em cada pé do silo. Elas faziam parte de um sistema alemão, com investimento perto de dois milhões de reais.

O projeto inicial era de um sistema para ficar em área coberta e ao abrigo do vento, no entanto, sua instalação foi ao ar livre, em região com ventos fortes.

Mas veja o X da questão sobre experiência para terminar essa história… 🙂

Após a instalação, o sistema passou a apresentar muitas leituras “malucas” de peso, porém ninguém conseguia explicar a razão de tantas falhas.

O problema todo foi… O Vento!

Talvez, foi a falta de experiência também, em não seguir a risca o projeto…

Pois a leitura tinha um componente proporcional ao vento que no final torceu a célula de carga.

E a solução: a construção de um abrigo para proteger o sistema do vento  trocar as celular de carga deformadas.

Nossa consultoria é para isso, dar solução aos problemas dos clientes, ou seja, nessa história a experiência de nossa equipe fez a diferença.

Desenvolvimento projeto eletronico sistemas de pesagem – balanças.

Conversor analógico digital para balanças.
Conversor analogico digital sigma delta

Os circuitos integrados conversores analógico-digital para pesagem geralmente são conversores do tipo sigma-delta de 24 bits.

O sistema de leitura a cada 1 segundo consegue funcionar entre 22 e 20 bits de precisão, por exemplo.

Mas, se for para mais rapido que 1 por segundo, a leitura ira perdendo precisao é será de 18 a 20 bits e a com menos de  0,5 segundos, a leitura será 18 a 16 bits.

Ou seja, esses conversores possuem filtros para ajustes nos registradores de configuração e conta com diversos outros parâmetros, tais como inversão de polaridade etc.

Porém, é sempre bom se prevenir para uma capacidade de processamento que permita usar um filtro digital fir ou iir.

A pergunta que você deve estar se fazendo? E se eu precisar de muita precisão?

Neste caso, se você precisar de muita precisão é bom usar ponto flutuante, nesse caso nossa recomendação é escolher o DSP, pois ele é melhor.

Nós usamos o CAD matematíco MATLAB que tem um módulo de filtros e nos permite simular, ou seja, é uma ferramenta interessante para esse tipo de aplicação.

Desenvolvimento projeto eletrônico sistemas de pesagem – Balanças.

Sobre a ECK e sua rede de contatos

Nossa empresa desenvolve projetos há mais de 20 anos, além disso a ECK possui uma ampla rede de contatos que ajudam em seus trabalhos.

Somos parceiros de nossos clientes, dessa forma, muitos estão conosco há mais de 12 anos. Ou seja, não há sentido em não ser honesto nos fatos e induzir o cliente a erro, pois isso pode lhe custar seu objetivo.

Por outro lado, foram os clientes que nos ajudaram a amadurecer como empresa e por isso somos gratos a eles.

Da mesma forma que mantemos uma rede de contato ativa com os clientes, fazemos o mesmo com as empresas.

São as empresas de componentes que nos ajudam na busca de soluções para os projetos, em suma, são partes de um todo.

A parceria com as empresas é parte vital na redução de custos nos projetos. As vezes negociamos com empresas de fora do Brasil, em sua grande maioria na China, mas sempre em busca das melhores soluções.

Em conclusão, podemos afirmar que a rede de contatos é parte vital nos projetos e que a nossa empresa sempre busca manter ativa.

Aprovação em certificação do INMETRO em todo o Brasil

Todos os nossos projetos que foram submetidos ao INMETRO tiveram 100% (cem por cento) de aprovação em todo o Brasil, ou seja, a ECK segue as normas do INMETRO.

Se precisar temos uma lista de projetos com sucesso em aprovação. Se você tem um projeto pronto e não atende a norma do INMETRO, fale conosco!

Desenvolvimento projeto eletrônico sistemas de pesagem – Balanças.

CAD 3D PCB CS5530ECK Eletrônica

Projeto Balança Industrial Modbus com CS5530

Automação Projeto balança industrial Modbus usando CS5530. Desenvolvemos uma balança industrial usando o conversor AD CS5530 de baixo custo com interface Modbus e usando processador ARM M0 STM32F030. Requisitos3D cad…

Ler Mais
Balança gancho BGE WIFI

Projeto balança gancho com Wifi

Automação Projeto Balança gancho com Wifi Requisitos: Nesse projeto trabalhamos como consultor a necessidade foi desenvolver uma balança de gancho com interface WIFI e sistema de controle remoto de 434 Mhz.…

Ler Mais
Desenvolvimento IHM pesagem

Desenvolvimento IHM pesagem protocolos industriais

Automação Desenvolvimento IHM pesagem protocolos industriais Requisitos: A Weightech necessitava de um equipamento de pesagem para plataforma. A pesagem em plataforma necessita de compensação de cantos e isso leva a equações…

Ler Mais
Menu
Precisando de mais informações?