Projeto Balança gancho com Wifi

Requisitos
Balança gancho BGE WIFI

Projeto balança gancho com Wifi

Neste projeto, nossa parceria com o cliente era um contrato como consultor, ou seja, para desenvolver uma balança de gancho.

Mas com interface WIFI e com sistema de controle remoto de 434 Mhz. Além disso, a balança deveria ser de até 10 toneladas e com 10.000 divisões de precisão.

Por outro lado, a interface WIFI era um diferencial ao produto que permitia facilmente a integração com o sistemas de gerenciamento de produção, SAP.

Ou seja, com a ideia do WI-FI podíamos enviar as variáveis em XML e com isso a integração era extremamente simples. E o display tinha dimensões para facilitar a leitura.

Dessa forma, se existisse uma longa distância entre o display e o operador, com um display grande seria facilmente visto.

Solução
Balança de gancho

A questão, é que, na época, não tínhamos uma célula de carga ideal para usar nesse tipo de produto. Ou seja, como foi um projeto que iniciou em 1998, os recursos para integração com WIFI não estavam tão evoluídos.

Uma balança de 10 toneladas com 10.000 divisões sempre traz dificuldades de projeto, mas a equipe do cliente era eficiente e ativa, resolvendo prontamente os problemas.

Porém, tivemos alguns problemas, como por exemplo, o rádio regenerativo 434 Mhz. Pois o ambiente industrial causava interferência e com isso redução de alcance.

Mas para resolver este item, usamos acesss point e uma interface ethernet para criar o sistema WIFI.

Para o display foi usando um LEDS de alto brilho com ângulo de visão mais aberto facilitando a visão.

Evolução
Radio 434 longo alcance srwf-1021

A ECK prestou consultoria para auxiliar na evolução do projeto, porém para redução dos custos e melhorar o rádio 434 Mhz.

Porém, para melhorar o rádio 434 Mhz usamos um transceiver multicanal spread spectrun Srwf-1021 que é ideal para uso em ambiente industrial.

No entanto, para redução dos custos do produto, usamos um módulo de processador com WIFI integrado.

Bem como, o sistema de pesagem foi alterado para reduzir custos do digitalizador da célula de carga.

Por fim, o processador foi substituído por um ARM M3 de baixo custo.

O projeto da balança de gancho, assim como muitos outros projetos da ECK, foi um sucesso. O cliente ficou feliz com a redução dos custos, mas que manteve a qualidade do projeto.

Se você possui um projeto e sua equipe não tem a experiência necessária, fale entre em contato com a ECK.

Mas se você tem um projeto para certificação e quer apenas fazer ajustes, fale com a nossa equipe.

Nossa empresa desenvolve projetos e presta serviços de consultoria na área de Engenharia Eletrônica há mais de 20 anos.

Torne sua ideia em produto ou serviço com quem pode ajudá-lo a ter sucesso.

Menu
Precisando de mais informações?