Desenvolvimento projeto rastreador de encomenda correios GPRS

Rastreador Correio GPRS GPS CELLID LBS

Requisitos
ECK Projeto rastreador correio

Projeto rastreador de encomenda correios GPRS

A Readers Digest (revista seleções) é um grande usuário do serviço de correios no Brasil. Mas havia a necessidade de avaliar de forma efetiva o processo de envio de seus produtos. Em outras palavras, aferir se um produto ficou parado além do tempo normal dentro de uma das unidades dos correios. Bem como, se havia de extravio da mercadoria.

Neste sentido, existia uma solução desenvolvida para o mercado americano, mas que não atendia os requisitos de robustez mecânica do produto. Do mesmo modo, não resolvia o problema de consumo, assim a bateria deveria durar mais de 25 dias. Além disso, tinha o problema do GPS de conseguir pegar posição dentro de um caminhão. Assim como, o GPS pegar dentro de um prédio, embaixo de diversas outras mercadorias e sem uma posição da antena determinada.

Solução 1
ECK Projeto rastreador correio

Pois bem, a primeira tentativa para solucionar o projeto foi usar um modem GL865 da Telit. Bem como uma antena Ethertronics associado a um GPS JN3 Sirf IV da Telit com uma Antena de GPS Sarantel.

A solução tecnicamente funcionou bem, contudo o problema foi que o correio destruiu o produto devido a problemas mecânicos. Pois até a antena ethertronics que era soldada na PCB foi arrancada.

Por outro lado, o GPS também em áreas fechadas mostrou-se ineficiente.

Solução 2
Ublox Rastreador correio

Posteriormente, a segunda tentativa foi usar no projeto um modem G100 da Ublox e um GPS da Ublox.

Ou seja, como o modem da Ublox e o GPS trocam informação por um canal I2C, a localização através de GPS tornou-se mais eficiente. Dessa forma, conseguiu operar mesmo em lugares fechados, usando o serviço de CellID da Ublox que tem uma altíssima precisão.

Com isso, reforçamos a antena Ethertronics, mas ainda assim apresentou alguns problemas de mau contato devido a vibração.

Por outro lado, a Antena patch do GPS, embora não fosse o ideal, pois necessita estar voltada para cima, ainda assim, apresentou um bom resultado.

Ocorre que de acordo com o cliente, o tamanho dessa versão deveria ser diminuído, assim como o custo reduzido.

Solução final
Rastreador Correio GPRS GPS CELLID LBS

Em síntese, a solução final foi mudarmos a filosofia do produto:

Ou seja, vimos que interessava ao cliente somente quando o produto estava parado acima de x horas;

Dessa forma, como as centrais dos correios, em especial, a distribuição tem locais conhecidos. Assim não era necessário grande precisão no rastreamento, pois um erro de 1000 metros era aceitável.

Em seguida, baseado nisso, desenvolvemos um rastreador com modem G100 da Ublox com uma antena PCB do tipo PIFA extremamente robusta. Bem como, um Sim Card de encaixe mecânico mais apropriado as necessidades.

Nessa solução usamos um acelerômetro que indicava se o rastreador estava parado. Ou seja, com essa informação sabíamos o tempo em que rastreador encontrava-se parado nos correios.

Ao mesmo tempo, como o cliente não queria investir em um site de rastreamento para a aplicação. Nesse ínterim, desenvolvemos uma interface com o Google Earth de maneira a gerar arquivos KML, e com isso obter as informações necessárias.

Após muito trabalho, deu tudo certo e com o custo reduzido como o cliente pediu.

Por fim, um fato curioso…

O rastreador começou a marcar posição de um produto na África, de início achamos que fosse um erro. Entretanto, depois descobrimos que havia sido um erro dos correios, pois produto em questão de fato estava na África. 🙂