Como funciona um sistema GPS Assistido AGPS?

Mas o que é necessário para que um sistema GPS assistido funcione?

Primeiramente, o sistema GPS precisa de referências de satélites que criam um sistema de relógio extremamente sincronizado. Bem como, um mapa de efemérides atualizado e com isso cria uma referência de posição.

Ou seja, o mapa de efemérides contém as coordenadas precisas dos satélites referenciados em alguma posição local ITRS. Assim como, as correções de tempo dos relógios internos dos satélites. Todavia, esse mapa tem atualização sempre que é necessário, na prática usamos a cada uma semana.

Assim, no caso do AGPS usamos a rede GSM para fazer sua atualização. Bem como, no caso do GPS usamos os sinais enviados pelos satélites para isso. Dessa forma já dá para perceber que no caso do GPS precisa-se de um sinal estável por um longo período para se ter sucesso. Geralmente quase um minuto, portanto.

Entretanto, o arquivo e efemérides você pode baixar para um servidor e depois enviar para o GPS, ou baixá-lo diretamente para o GPS. Ou seja, através de conexão, geralmente tcp/ip entre o modem GSM e o servidor de arquivos do fabricante do GPS. Assim, a diferença básica é quando o cliente trabalha com SIMCARD’s que somente acessam IP determinados. Dessa forma terá que usar um servidor de arquivos do cliente.

Sempre nos perguntam como funciona um sistema GPS Assistido AGPS, ou seja, é uma dúvida muito comum.

Projeto com L80 GPS Quectel localização rastreador

Sistema de Localização por triangulação de antenas:

A outra necessidade do AGPS é uma referência de local. Ou seja, usamos o sistema LBS e entramos com os dados de localização obtido por triangulação de antenas.

Assim, a referência de tempo é obtida por servidores da rede de internet, pois existem diversos servidores que permitem obter esse dado: Google, Registro.br etc.

Então, como dá para perceber o AGPS é uma solução interessante para locais de difícil acesso. Além disso, já partimos GPS em locais fechados como estacionamentos de shoppings e salas de reunião, que seria impossível sem esse recurso.

Como projetar antenas para pequenos espaços?

Pois bem, em muitos projetos, devido o espaço, a antena de GPS acaba sendo sacrificada, dessa forma, fica difícil obter um bom desempenho, no entanto, o AGPS ajuda muito nesses casos.

Se precisar, temos algumas dicas de projetos de antenas para pequenos espaços, mas que ajudam no caso de antenas GPS. Pois em alguns casos são bastantes críticas e devem ser tomados critérios rígidos de projeto.

Como funcionam sistemas de AGPS - GPS assistido

Você leu sobre como funciona um sistema GPS Assistido AGPS.

Veja outros projetos da ECK

Menu
Precisando de mais informações?