Requisitos


A ECK foi solicitada pelo fabricante de balanças a auxiliar sua área de desenvolvimento a resolver problema de homologação na sua balança KM3, que apresentava problemas de suscetibilidade de interferências eletromagnéticas.
O objetivo era projetar a balança em um prazo de 60 dias com certeza de homologação no INMETRO, não podíamos alterar a caixa que era plástica não teria uma blindagem eficiente no conversor AD.
Um dos problemas do projeto original era que o amplificador e o conversor AD estavam separados, com isso tornou-se mais um ponto de entrada de ruídos.
Os planos de gnd estavam projetados de maneira errada misturando sinais analógico e digitais com isso o conversor AD sofria de interferência na flutuação.
As trilhas da pcb estavam próximas ao extremo da pcb sem uma blindagem de terra.
Solução


Para dar início aos trabalhos mudamos o conversor AD para um que já estávamos habituados a trabalhar e já tínhamos homologados em outras balanças de forma que com isso tínhamos certeza dos seus pontos fortes e fracos.
O segundo passo foi projetar uma fonte de alimentação de maneira a diminuir ripple e com isso melhorar a imunidade eletromagnética conduzida.
O terceiro passo foi projetar os filtros de entrada do AD e buscar um sistema de conexão da célula de carga que diminui-se a interferência.
O quarto passo foi projetar os planos terras da pcb de maneira separar os retornos de gnd e retorno do terra.
O quinto passo foi projetar a pcb mantendo a simetria na trilhas de entrada e usando modo diferencial no conversor AD.
Resultado

Tivemos sucesso na homologação da balança e o prazo do projeto foi cumprido graças a dedicação da equipe de desenvolvimento que trabalhou focada no objetivo.
O produto tornou-se um sucesso de vendas.
A equipe foi tão bem treinada nas fundamentações de um projeto de uma balança que o cliente nunca mais precisou dos serviços da ECK nesse tipo de produto.