Projeto desenvolvido para um cliente com ESP32 controlando um GPS (L80), um rádio LoraWam (RFM95) e um giroscópio MPU6060, podendo funcionar com e sem bateria.

Esse é um projeto de um modulo com ESP32, interface LoraWan RFM95 e um GPS que no caso usamos um L80.

Esse desenvolvimento é focado em um produto para área hospitalar que serve para gerenciar logística de movimentação de produtos e descartes.

Pode ser um dispositivo eletrônico que tem sua aplicação de rastreamento móvel ele também pode operar com bateria.

A operação com bateria exigiu um sistema de gerenciamento eficiente e de baixo consumo visando estender o tempo de operação.

Para o carregador de bateria  foi usado um circuito integrado da microchip com powerpath que permite o uso do equipamento mesmo com a bateria totalmente descarregada.

Um giroscópio MPU6050 permite medir os movimentos do dispositivo eletrônico com extrema precisão.

Para o sensor de temperatura com  cabo  usamos o DS18B20 que tem presiçã0  de 0,5 C  e pode operar desde -40C a 125C.

No caso do sensor de temperatura e umidade local foi escolhido o HTU12D que tem extrema precisão e custo baixo.

Para programação do ESP32 e carregamento da bateria colocamos uma interface USB que facilitou a integração com outros sistemas

O GPS escolhemos o L80 da Quectel com antena integrada que ocupa pouco espaço na placa de circuito impresso e foi posicionado longe de fontes emissoras de Rádio Frequência.

Esse GPS permite o uso de AGPS – GPS assistido que facilita a localização indor.

O desafio do projeto foi a integração das partes em um espaço pequeno respeitando as características técnicas que o HT12D exige e de RF tanto do ESP32 quanto do RFM95 (HopeRF).

Menu
Open chat