Supervisão poço artesiano gprs bluetooth

Requisitos

Controle GPRS Bluetooth Poço Artesiano

O Cliente é uma das empresas líderes em furação de poço artesiano, com mais de 25 anos no mercado e decidiu desenvolver um sistema para monitoramento de poços artesianos.

O sistema deveria se comunicar usando GPRS e/ou bluetooth em uma velocidade de amostragem de 15 segundos a 6 horas, dependendo da programação que o servidor de controle se programa no sistema.

Deveria ser lida 7 variáveis analógicas de 4 a 20 mA (pressão, temperatura, ph e etc), mais dois sistemas de contagem de pulsos para bomba da agua e um sistema de medição de energia elétrica: potencia, corrente e tensão, ativa, reativa, aparente e acumulada, bem como fator de potência e frequência, com uma variação de 110 Vac a 480 Vac e de  40 Amperes a 680 Amperes trifásico.

O Gprs se comunicaria com um servidor e o Bluetooth com um aplicativo em celulares android e iphone.

O sistema deveria poder ligar e desligar o poço a distancia.

Solução

M95 Quectel modem
Sistema monitoramento poços bluetooth

Para o sistema de comunicação usamos um modem da Quectel M95 quadriband que tem apresentando um bom desempenho em lugares remotos (baixo sinal da antena).

Para o sistema Bluetooth usamos um modulo HC06 que tem baixo custo e uma interface transparente;

Para o sistema de monitoramento de energia usamos um medidor Multi K da Kron, para maiores informações veja o link: https://eck.eng.br/medidor-de-energia-multi-k-trifasico/, no caso desenvolvemos uma interface MODBUS RTU para poder ler a variáveis

Para as leituras 4-20 mA usamos o conversor AD ADS1115 de baixo custo e com referência interna com resistores compensados em temperatura de 0,1%.

O sistema de processamento foi feito com processador ARM M0 STM32F030 da ST.

Como pode-se notar buscamos a melhor relação custo/benefício nesse projeto atendendo as necessidades do cliente, mas mantendo o produto no menor custo possível.