Desenvolvimento projeto Rastreador GPRS AGPS 2G 3G 4G

Um pouco da história…

Desenvolvimento projeto Rastreador GPRS AGPS 2G 3G 4G

Rastreador Correio GPRS GPS CELLID LBS
Rastreador GPRS GPS CellId interface tacografo

O primeiro projeto de rastreador de caminhões que fizemos foi em 1999, na época a empresa nem se chamava ECK ainda.

Tratou-se de um rastreador usando SMS (short messenger) pois não havia ainda suporte para dados, sendo parceria da CARCOP com uma operadora de telefonia.

Desde então já fizemos diversos projetos usando diferentes tecnologias, somente no ano de 2004 foram 5 projetos.

Com o valor baixo do dólar muitas empresas deixaram de produzir no Brasil e começaram a migrar sua produção para a China, que começou a ofertar soluções de rastreamento prontas.

Percebendo a tendência surgiram a oferta de plataformas para muitos dispositivos diferentes e  tambem plataformas abertas como o caso da Traccar.

Pequenas empresas de rastreamento surgiram aproveitando a facilidade de implantação e o mercado tornou-se extremamente competitivo.

O problema dessas empresas é que por não dominarem a tecnologia não tinham como ofertar soluções a seus cliente era mais do mesmo e portanto haviam poucas chances de diferencias que as destacavam em relação a seus concorrentes.

Como está o mercado de projeto de rastreadores atualmente?
Como funcionam sistemas de AGPS - GPS assistido

Quando você cria uma solução de segurança em pouco tempo o ladrão acha meios de burlar e temos que encontrar novas soluções, vence que consegue evoluir de maneira mais rápida para melhores soluções.

Bloqueadores de celular, gps e WIFI (jammers)são aparelhos comuns que encontramos no mercado e tornam ineficaz os rastreadores.

Para resolver essa solução surgiu a solução de radios LORA.  (Quer conhecer mais sobre Lora?)

A vantagem do Lora e que não sofre a ação dos jammers e podem ser convertidos facilmente em sistemas de envio de sinais de radio permitindo assim sua localização por rádio frequência.

Lora tambem nao depende de manter o sistema registrado na rede como o caso dos rastreadores por rede GSM, dessa forma a transmissão é mais rápida, em uma banda mais estreita que economiza bateria, permitindo assim alcançar meses ou anos de duração.

Como será o futuro dos rastreadores?
localização torre celular

A tendência do mercado cada vez mais são dispositivos menores com mais duração e redes específicas que crescem juntos com suporte para IOT ( Quer conhecer mais sobre IOT?)  

As operadoras trazem como solução as redes CATM e NB e novas redes como LoraWAn (Everynet) e SigFox surgem para competir, mesmo as redes de satélites tendem a baixar seu custo permitindo soluções interessantes em áreas remotas.

Surge tambem tendencias de uso de celulares comuns como elementos de rastreamento como no caso dos TAG’s usando tecnologia de Bluetooth de baixo consumo (BLE) que embora tenha baixo alcance tem uma rede imensa de smartphones compatíveis com essa tecnologia.

Desenvolvimento projeto Rastreador GPRS AGPS 2G 3G 4G

Alguns projetos com rastreadotes desenvolvidos pela ECK

Menu
Open chat