Desenvolvimento projeto Rastreador GPRS AGPS 2G 3G 4G

Um pouco da história…
Rastreador Correio GPRS GPS CELLID LBS
Rastreador GPRS GPS CellId interface tacografo

Um pouco da historia da ECK e o desenvolvimento projetos Rastreador GPRS AGPS 2G 3G 4G

O primeiro projeto de rastreador de caminhões que fizemos foi em 1999, na época a empresa ainda não se chamava ECK.

Tratou-se de um rastreador usando SMS (short messenger), pois não havia ainda suporte para dados, sendo parceria da CARCOP com uma operadora de telefonia.

Entretanto, desde então já fizemos diversos projetos usando diferentes tecnologias, somente no ano de 2004 foram 5 projetos.

Todavia, com o valor dólar em baixa, na época, muitas empresas deixaram de produzir no Brasil. Ou seja, começaram a migrar sua produção para a China, e com isso ofertar soluções de rastreamento prontas.

Dessa forma, percebendo a tendência, surgiram ofertas de plataformas para muitos dispositivos diferentes, bem como  também plataformas abertas, como o caso da Traccar.

Com isso, pequenas empresas de rastreamento surgiram, ou seja, aproveitando-se da facilidade de implantação. Com isso o mercado tornou-se extremamente competitivo.

No entanto, o problema dessas empresas é que por não dominarem a tecnologia não tinham como ofertar soluções a seus clientes. Ou seja, era mais do mesmo, portanto, havia poucas chances de diferencias que as destacavam em relação a seus concorrentes.

Tendências do mercado de rastreadores e novas soluções.

Como funcionam sistemas de AGPS - GPS assistido

Quando você cria uma solução de segurança, em pouco tempo o ladrão acha meios de burlar. Ou seja, temos que encontrar novas soluções, assim vence quem consegue evoluir de maneira mais rápida para melhores soluções.

Os bloqueadores de celular, GPS e WI-FI (jammers) são aparelhos comuns que encontramos no mercado e tornam ineficaz os rastreadores, portanto.

Entretanto, para resolver essa solução surgiu a solução de rádios LORA. (clique aqui para conhecer o Lora)

Por outro lado, a vantagem do Lora, é que não sofre a ação dos jammers, assim pode ser convertido facilmente em sistemas de envio de sinais de rádio. Ou seja, permitindo assim sua localização por rádio frequência.

Todavia, o Lora também não depende de manter o sistema registrado na rede, como é o caso dos rastreadores por rede GSM. Dessa forma a transmissão é mais rápida, em uma banda mais estreita, que economiza bateria. Ou seja, permitindo alcançar meses ou com anos de duração da bateria.

Como será o futuro dos rastreadores?

localização torre celular

A tendência do mercado é criar dispositivos menores, no entanto, com bateria mais duradoura. Bem como, com redes específicas, que crescem junto com suporte para IOT (clique para saber sobre IOT)

Dessa forma, as operadoras trazem como solução as redes CATM e NB e novas redes como LoraWAn (Everynet) e SigFox. Pois estas surgem para competir, até as redes de satélites, que tendem a baixar seus custos, ou seja, permitindo soluções interessantes em áreas remotas.

Todavia, surgem também tendências de uso de celulares comuns, mas como elementos de rastreamento, como no caso dos TAG’s. Pois usam tecnologia de Bluetooth de baixo consumo (BLE), que embora tenha baixo alcance, possuem uma imensa rede de smartphones, compatíveis com essa tecnologia.

A ECK desenvolveu a longo desse anos grande experiência em projetos de rastreadores customizados para necessidades especificas de nossos clientes.

Alguns projetos com rastreadotes desenvolvidos pela ECK

Correta bateria para projetos de IOT

Correta bateria para projetos de IOT

InícioRastreador veicular e motosCorreta  bateria para projetos de IOT A correta escolha da bateria em projetos iot pode ser um dos fatores de sucesso no seu projeto. As baterias são…
Ler Mais