Projeto sistema de gerenciamento recursos hídricos

O gerenciador de recursos hídricos possui um sistema de logs de eventos PSD-Card. Ou seja, com isso monitora dados dos poços artesianos por até 60 dias, exportando a análise para o Excel.

Projeto HidroHub -gerenciamento de recursos hidricos

Requisitos
HidroHub - projeto sistema de gerenciamento recursos hídricos

Projeto sistema de gerenciamento recursos hídricos

Como foi o pedido do cliente…

A empresa Ghidro solicitou um novo projeto de um sistema de gerenciamento de recursos hídricos. Pois bem, para este tipo de projeto já havíamos trabalho em um outro novo projeto. (Controle de Poço Artesiano).

O requisito desse novo projeto é um sistema de medição e controle de uso de recursos hídricos com horímetro. Assim, o log salvo em memória, salva e copia os dados para um cartão SD, de controle de demanda e uso da bomba. Bem como de medição de volume e vazão, entrada 4-20mA, saída Modbus RTU, display e teclado frontal.

O produto deverá trabalhar tanto em 24 VDc como através de uma bateria de lithium e deverá ser gerado os 24 Volts. Ou seja, necessários para acionamento dos dispositivos 4-20mA.

Solução
Projeto HidroHub gerenciador recursos hidricos

Entretanto, para o gerenciamento escolhemos o processador STM32F401, devido ao problema de trabalhar com um SD-Card. Pois este é compatível com os cartões mais modernos de maior capacidade usando as bibliotecas FAT gratuitas. Dessa forma reduzimos o custo de comprar bibliotecas de terceiros.

Para o armazenamento loca usamos a flash W25Q32 que tem uma grande capacidade, mas aliada a um baixo custo.

Para gerar as tensões necessárias para os sensores 4-20mA a partir de uma bateria de lithium usamos um stepup de baixo custo.

No entanto, um dos problemas foi garantir um baixo consumo para garantir a longa duração da bateria. Pois, para isso usamos chaves mosfet e isolamos partes dos circuitos.

Por outro lado, o display 2×16 foi um pedido do cliente para diminuir os custos.

Em contrapartida, o sistema de medição de vazão e volume usamos o mesmo do projeto, já desenvolvido para este cliente.

Resultado
Hidrohub Controle bomba água

Finalmente, após muito trabalho, o Hidrohub entrou em fase de testes, em campo, para avaliar seu desempenho. Mas até o momento tivemos pequenos acertos e mudanças que o cliente nos solicitou, visando outros mercados e aplicações, que é natural em um projeto.

Além disso, uma nova função interessante será incluída em breve, que é uma interface WIFI e GPRS com modbus. Ou seja, para uso em locais onde o cliente deseje um monitoramento e um controle em tempo real sobre a bomba da água.

Nossa empresa trabalhou em muitos projetos na área de sustentabilidade. Mas por ser meio ambiente, é sempre um motivo a mais de satisfação, pois ajudamos a preservar esse recurso tão necessário, que é a água.

Trabalhar em um segundo ou terceiro projeto para um cliente é sempre um motivo de alegria. Pois significa que atendemos ao cliente ele retornou para usar nossos serviços.

Projeto sistema de gerenciamento recursos hídricos

Sobre a ECK e sua rede de contatos

Nossa empresa desenvolve projetos há mais de 20 anos, além disso a ECK possui uma ampla rede de contatos que ajudam em seus trabalhos.

Somos parceiros de nossos clientes, dessa forma, muitos estão conosco há mais de 12 anos. Ou seja, não há sentido em não ser honesto nos fatos e induzir o cliente a erro, pois isso pode lhe custar seu objetivo.

Por outro lado, foram os clientes que nos ajudaram a amadurecer como empresa e por isso somos gratos a eles.

Da mesma forma que mantemos uma rede de contato ativa com os clientes, fazemos o mesmo com as empresas.

São as empresas de componentes que nos ajudam na busca de soluções para os projetos, em suma, são partes de um todo.

A parceria com as empresas é parte vital na redução de custos nos projetos. As vezes negociamos com empresas de fora do Brasil, em sua grande maioria na China, mas sempre em busca das melhores soluções.

Em conclusão, podemos afirmar que a rede de contatos é parte vital nos projetos e que a nossa empresa sempre busca manter ativa.

Menu
Precisando de mais informações?