Projeto interface medidor de energia Multi-K Trifásico

Medição Trifasica
Medidor de energia Multi-K modbus consumo

Um cliente solicitou a medição de parâmetros de rede trifásica em uma bomba de agua, a primeira solução usou o circuito integrado da Analog Device ADE7858.

Esse circuito integrado pode medir todos parâmetros necessários para esse projeto o problema começou quando o cliente desejou aumentar a precisão e para isso é necessário efetuar a calibração dos registradores internos para compensar erros de medição e principalmente fase gerados pelos transformadores de tensão e corrente.

Transformadores com erro conhecido são extremamente caros que inviabilizaria o projeto, a melhor solução foi escolher um fornecedor com laboratório de calibração e que tivesse uma interface modbus para facilitar a interação com o resto do produto.

O primeiro passo para usar o medidor é colocar o endereço do modbus que ele ira responder.

O software da Kron ajuda a entender como funciona a interface modbus desse leitor.

Após a implementação da interface modbus rtu e a leitura dos parâmetros pedidos pelo cliente começamos a implementar a interface GPRS com o servidor do cliente.

Como protocolo foi escolhido o tcp/ip  e estabelecido um sistema de log de frames para eventuais problema de envio ou mesmo leitura local através de bluetooth.

Se quiser conhecer o multi-k clique nesse link:

Medidor de tensão trifasica

Menu
Open chat