Certificações

Logo Inmetro
Anatel Logo
ABNT Logo
Logo Cesvi
UL Logo

O processo de certificação pode ser bastante complexo se o produto não foi desenvolvido pensando nos testes e nas características necessários para sua certificação.

Aconselhamos a desenvolver o produto pensando nas certificações necessárias e adequar seu processo produtivo.

E se o produto já tiver pronto e o cliente precisar da certificação?

Nesse caso será feito uma análise das características do produto, alguns casos recomendamos fazer alguns testes básicos em laboratório  e verificar o estado atual do produto.

Lembre-se que a certificação em muitos casos analisa a empresa exigindo rastreabilidade, garantia de manutenção e etc., portanto não envolve somente o produto, envolve a cadeia produtiva.

As novas regras já tendem a exigir que o código fonte do produto seja entregue para análise e que o produto possua criptografia interna para efeitos de calibração e segurança de dados.

Aconselhamos a consultar uma OCD (organismo de certificação designado) e pedir uma análise das necessidades do produto e empresa previamente.

Para norma UL aconselhamos a participar do Progex.

O Progex auxilia na análise das necessidades, testes, documentação e etc. que facilitam o processo de obtenção do selo UL, já trabalhamos em certificações de produtos para área medica e estética e como o produto não estava preparado para a norma UL foi muito complexo e caro as mudanças, na maioria dos casos que já participamos era mais fácil projetar o produto.

Progex

Já participamos da confecção de norma da ABNT representando um cliente que solicitou com isso passamos a entender melhor o processo de escrita de uma norma e seus objetivos que nós ajudou em algumas necessidades de nossos clientes.

As vezes a ECK também é contratada para prestar consultoria não para a certificação propriamente, mas para mostrar a equipe de desenvolvimento dos clientes possíveis problemas que o produto pode enfrentar e como sana-los.

Em um caso uma balança foi projetada com amplificadores externos que torna mais complexo o projeto pois é mais uma área sujeita a interferência eletromagnética, no caso reprometamos a pcb com melhores malhas de terra e proteções, usamos um conversor AD Sigma Delta projetado para pesagem que simplificou o projeto e o processo produtivo e facilitou a certificação.

Consultoria

Montagem SMD
Teste interferência eletromagnética

A ECK já foi contratada para prestar diversos tipos de serviços diferentes geralmente completando conhecimento que o cliente necessita para um produto, treinando uma equipe, reduzindo custos de produto e produção, corrigindo vícios e evoluindo produto para novas tecnologias.

Em uma oportunidade treinamos uma equipe de desenvolvimento a localizar problemas de interferência eletromagnética em seus produtos e usar técnicas de aterramento e proteção do produto.

Outro caso fomos contratado para analisar o produto de um concorrente que deu um salto de tecnologia e fez com que o cliente perde-se mercado devido ao seu produto além de mais caro não atendia as novas necessidades do mercado.

Tivemos caso também que o produto tinha inúmeros problemas de montagem devido a não ter sido pensado de forma integrada o processo produtivo.

Caso interessante foi um problema de interferência de antenas e deslocamento da  banda passante das antenas devido ao material que foi empregado na injeção da caixa plástica.

Já sanamos muitos problemas de layout quando envolve fontes chaveadas, radio frequência  e etc que além do conhecimento técnico exigem experiencia.

Outro serviço que executamos foi a negociação de contrato de fornecimento de componentes para nossos clientes no caso o item custava U$ 12,30 FOB USA, através de um contrato anual e mudança para um item semelhante que tinha grande demanda no Brasil conseguimos reduzir para U$ 6,80 FOB USA.

 

 

Fundos Investimentos

Fundo Investimento Finep
Desenvolve SP Fundos Investimento

Ajudamos nossos cliente em propostas para fundos de investimento visando usar nosso conhecimento em eletrônica para melhorar a qualidade da definição do produto  e mesmo na confecção de um MVP (mínimo produto de valor) e testar novas tecnologias onde  puder agregar valores.

Tivemos alguns casos de sucesso que obtendo R$ 1.500.000,00 e R$ 750.000,00 na Finep.

Alguns casos ajudamos escrever planos de negócios para startups que buscam obter investidores anjos, alguns de nossos clientes tornaram-se investidores anjos para outros clientes.

A ideia não vale nada se não for transformada em produto e/ou serviço que agrega valor ao cliente, para isso é necessário coloca-la a prova, testar seus valores e moldar o resultado em função do cliente, conte sua ideia, divulgue, pergunte opinião, conteste suas conclusões, ideias tem que evoluir como pessoas e empresas para isso tem que estar um contexto maior que elas mesmas.