Projeto controle expansão tubos para usinas termoelétricas

Mede a compressão e expansão do vapor em um usina termelétrica e através de uma rede zigbee previne problemas que podem levar a uma explosão.

Requisitos
Sistema de controle zigbee de expansão tubos
Usina térmica

Projeto controle expansão tubos para usinas termoelétricas

O cliente presta serviços a usinas térmicas e um dos problemas era ter um sistema de monitoramento de expansão de tubos.

Como a usina térmica opera com calor que é transferido por vapor, os tubos se expandem por isso é necessário um sistema de compensação mecânica que caso venha a falhar causa explosão com riscos para os operadores, atrasos e custos de manutenção.

O sistema é instalado em locais de difícil acesso, geralmente torres que não tem acesso a rede elétrica, por isso devem ter energia própria.

Solução
Modulo torre Zigbee
Base Zigbee

Nossa solução para projeto controle expansão tubos para usinas termoelétricas:

A solução para o caso de medição de expansão da torre foi fazer uma rede mesh zigbee com módulos com bateria e sistema de carregamento por célula solar, dessa forma a medição de expansão era transmitida ao modulo central através de outros módulos ampliando o alcance da rede e resolvendo as questões de baixo consumo e a dificuldade de acesso de manutenção.

A unidade central tem um modulo máster zigbee e um modem GPRS G100 da Ublox que envia os dados coletados para um site em tempo real permitindo assim ao cliente ter informações online e análise de falhas preditivas do sistema de expansão de tubos.

A unidade central pode disparar alarmes avisando em caso de emergência alguma ocorrência que deve ser tomada uma decisão imediatamente.

Como o zigbee opera em rede mesh a perda de dados é muito pequena que trazendo confiabilidade ao sistema e tornando uma ótima solução para esse tipo de aplicação.

Hoje com a evolução dos módulos Lora essa solução poderia facilmente migrar para esse novo tipo de radio com maior alcance e menor consumo.

Projeto controle expansão tubos para usinas termoelétricas

Menu
Open chat