Projeto controle expansão tubos para usinas termoelétricas

O Projeto mede a compressão e expansão do vapor em uma usina termoelétrica. Ou seja, através de uma rede zigbee previne problemas que podem levar a uma explosão.

Requisitos
Sistema de controle zigbee de expansão tubos
Usina térmica

Projeto controle expansão tubos para usinas termoelétricas

Como o cliente presta serviços a usinas térmicas, necessitava ter um sistema de monitoramento de expansão de tubos. Ou seja, para não ter problemas com a expansão de tubos.

Nesse sentido, como a usina térmica opera com calor, que se transfere por vapor, os tubos se expandem. Sendo assim, é necessário um sistema de compensação mecânica. Ou seja, acaso venha a falhar, pode causar uma explosão, com riscos para os operadores, atrasos e custos de manutenção.

Por outro lado, a instalação do sistema é feita em locais de difícil acesso, geralmente torres. Dessa forma, como não tem acesso a rede elétrica, devem ter energia própria.

Solução
Modulo torre Zigbee
Base Zigbee

Nossa solução para projeto controle expansão tubos para usinas termoelétricas:

A solução para o caso de medição de expansão da torre foi fazer uma rede mesh zigbee, ou seja, de módulos com bateria. E o sistema de carregamento por célula solar. Dessa forma a medição de expansão era transmitida ao módulo central através de outros módulos. Ou seja, ampliando o alcance da rede e resolvendo as questões de baixo consumo e a dificuldade de acesso de manutenção.

Do mesmo modo, a unidade central tem um módulo máster zigbee e um modem GPRS G100 da Ublox que envia os dados coletados. Ou seja, esses dados vão para um site em tempo real, permitindo ao cliente ter informações online. Bem como, podendo analisar falhas preditivas do sistema de expansão de tubos.

Todavia, a unidade central pode disparar alarmes avisos de emergência. Ou seja, para que seja tomada uma decisão imediatamente.

Pois bem, como o zigbee opera em rede mesh e a perda de dados é muito pequena, há confiança no sistema. Assim como é uma ótima solução para esse tipo de aplicação.

Por outro lado, hoje em dia, com a evolução dos módulos Lora, essa solução poderia facilmente migrar para esse novo tipo de rádio. Ou seja, com maior alcance e menor consumo.

 

Aprovação em certificação do INMETRO

Todos os nossos projetos que foram submetidos ao INMETRO tiveram 100% (cem por cento) de aprovação, ou seja, a ECK segue as normas do INMETRO.

Mas, se você precisar, temos uma lista de projetos com sucesso de aprovação no INMETRO.

No entanto, se sua empresa possui projeto pronto e que não atenda a norma do INMETRO, fale conosco!

Projeto controle expansão tubos para usinas termoelétricas

Menu
Precisando de mais informações?