Manta Termica Lasure Projeto

Projeto controle potência manta térmica bivolt

Requisitos do projeto manta termica

Controle Manta termica

Projeto controle potência manta térmica bivolt uso doméstico ou hospitais.

O cliente nos solicitou um sistema de controle de baixo custo bivolt para manta térmica que deveria ter a capacidade de manter a temperatura constante independentemente de estar conectado a uma rede de 110 VAC ou 220 VAC.

A manta térmica tem uma rede de resistências que mantém a temperatura constante sendo útil para pessoas que têm dificuldade de manter a temperatura do corpo, como pacientes, idosos e etc.

Por se tratar de um sistema que vai em contato com o corpo os requisitos de segurança eram muito rígidos, sendo que os  fios de aquecimento foram encapados em silicone a manta conta com um fusível térmico que impede o aquecimento além de 45 graus mesmo com a queima do circuito eletrônico.

Solução adotada projeto manta térmica

Projeto manta térmica pequena

Os requisitos de baixo custo nos obrigaram a pensar em soluções simples e que permitissem alta escala de produção pois o cliente possui penetração em vários países e o produto alcançou em pouco tempo uma larga produção.

Para esse projeto usamos um microcontrolador PIC (microchip) de baixo custo com um triac logic que permite controlar a potência em função da rede elétrica.

Para diminuir o custo usando uma fonte de alimentação sem fio que projetamos para 110 VAC e 220 VAC .

Usamos um sistema de sincronismo de rede para melhorar a precisão da potência da manta e um sistema de leitura da tensão da rede.

Para proteção o sistema tem um fusível térmico de alta precisão que funciona independente do sistema eletrônico de controle.

Por ser um produto exportável está sujeito a rígidas normas de segurança que tivemos que levar em conta no projeto.

Projeto controle potência manta térmica bivolt uso doméstico ou hospitais

Menu
Open chat