Projeto controle eletrônico máquina de corte e dobra de fios

Automação maquina corte dobra drive motor DC step passo

Requisitos
Projeto maquina corte e dobra de arame

Projeto controle eletrônico máquina de corte e dobra de fios

Nosso cliente contratou o projeto de controle eletrônico para uma máquina de corte e dobra de fio.

Essa máquina tem um motor que descarrega um fio de arame em um guia, ou seja essa guia tem uma hélice que dobra o arame. Assim como efetua o corte de maneira a poder ser usada para produtos na qual se usa um arame para prender o produto. (vide foto lateral).

Entretanto, o sistema deveria ter uma otimização de custo e uma velocidade rápida no processo. Pois assim ganharia o máximo possível de produtividade.

Solução
Maquina de corte e dobra
Helice arame

Nossa solução para o projeto controle eletrônico máquina de corte e dobra de fios

Em primeiro lugar, desenvolvemos o protótipo com motores de passo, o que facilitou a parte mecânica. Mas devido ao baixo torque e velocidade necessários, trocamos por motores DC com redutores.

Após, no sensoriamento da máquina foram empregados diversos sensores de efeito Hall monitorando a posição, velocidade. Bem como um sistema de proteção por movimento, tempo e corrente para evitar danos ao operador. Pois estávamos usando motores DC com redução, que atingiam mais de 100 Nm de torque.

Por outro lado, um dos problemas que enfrentamos foi a velocidade do sistema. Ou seja, que deveria ser extremamente rápido frente a inércia dos motores que teimavam em parar na posição errada. Assim, desenvolvemos um sistema de monitoramento de fim de curso autocorrigido. Ou seja, que permitia o sistema adaptar-se a diferentes modos de operação, aumentando a sua flexibilidade.

Do mesmo modo, a mecânica teve que ser reprojetada algumas vezes, devido as vibrações etc. Ou seja, por se tratar de uma máquina de alta força e velocidade, sempre surgiam problemas de vibração e fragilidade de alguns componentes.

Finalmente concluímos o projeto, mas ao longo do desenvolvimento os requisitos foram sendo alterados. Pois a máquina foi sendo útil para outros mercados, além da que originalmente foi desenvolvida. Assim devido ao sistema de desenvolvimento modular a sua adaptação foi simples e rápida.

 

Aprovação em certificação do INMETRO

Todos os nossos projetos que foram submetidos ao INMETRO tiveram 100% (cem por cento) de aprovação, ou seja, a ECK segue as normas do INMETRO.

Mas, se você precisar, temos uma lista de projetos com sucesso de aprovação no INMETRO.

No entanto, se sua empresa possui projeto pronto e que não atenda a norma do INMETRO, fale conosco!

 

Adicional

O que você busca em nosso site, é uma dúvida, ou contratar nossos serviços? Temos muitas opções para você neste site, bem como em nossas redes sociais.

Você quer uma análise de seu projeto, entretanto não tem certeza de como tudo isso funciona? Fale com nossa equipe;

Mas, se seu interesse for por melhores soluções para redução de custo, porém com mesma qualidade, temos muitas opções para essa questão;

Além disso, podemos prever pontos com problemas em seus projetos, que causam atrasos e aumentam os custos.

Projeto controle eletrônico máquina de corte e dobra de fios

Menu
Precisando de mais informações?